UERJ aplica Vestibular Estadual 2021 no domingo (18)

Provas têm início às 9h e mais de 46 mil candidatos estão inscritos. Seleção tem formato adaptado à pandemia.
Em 16/07/2021 04h00 , atualizado em 19/07/2021 09h55 Por Giullya Franco

Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
Crédito da Imagem: Diretoria de Comunicação da UERJ
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) aplica no domingo, 18 de julho, as provas do Vestibular Estadual 2021. São esperados 46.209 candidatos.

Veja o Cartão de Inscrição

A aplicação da prova tem início às 9h e a duração será de cinco horas. A UERJ decidiu alterar o formato do Vestibular Estadual para possibilitar a aplicação no período de pandemia. Com isso, os candidatos vão fazer apenas esta prova com questões objetivas e uma redação. Não haverá a divisão em Exame de Qualificação e Exame Discursivo.

No domingo, o candidato deverá chegar ao local da prova uma hora antes do início marcado em seu cartão, levando o cartão de confirmação de inscrição, caneta esferográfica de corpo transparente, com tinta preta ou azul, e documento oficial de identificação com foto.

A UERJ não divulgou seu protocolo de biossegurança, mas é importante lembrar que todos os candidatos devem usar a máscara de proteção facial.

Mais: Entenda o novo formato do vestibular da UERJ

Provas

O novo formato do vestibular será composto de uma redação e prova objetiva, contendo 60 questões divididas em Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – Espanhol, Francês e Inglês, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática e Química.

Obras Literárias

As indicações de obras para o vestibular são as seguintes:

  • Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto (para a prova de Língua Portuguesa/Literatura)
  • 1984, de George Orwell (para a prova de Redação)

Vagas e Resultado

A UERJ está oferecendo 5.731 vagas no processo seletivo, sendo 45% das oportunidades destinada aos candidatos cotistas. Veja a divisão:

  • 20%: estudantes da rede pública;
  • 20%: negros/indígenas;
  • 5%: pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e de administração penitenciária mortos ou incapacitados por causa do serviço.

No dia 30 de julho as notas da redação serão liberadas. Os candidatos poderão pedir revisão da pontuação nos dias 30 de julho e 1º de agosto. Já a classificação, o boletim do candidato e o edital complementar com os procedimentos de matrículas e datas de reclassificação serão divulgados em 9 de agosto.

Para mais informações acesse o Site da UERJ ou consulte o edital.