Dicas para o Enem

Fique por dentro de dicas para o Enem desde o processo de preparação até na hora de usar as notas para entrar na faculdade
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
Provas do Enem são realizadas uma vez ao ano, geralmente no mês de novembro.
Crédito da Imagem: Getty Images / Canva

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Dicas para o Enem podem fazer diferença tanto durante o processo de preparação para as provas, nos dias do exame e após a divulgação dos resultados no momento de usar o desempenho para entrar no ensino superior.

O Enem é a principal porta de entrada para um curso de graduação atualmente no país. A prova é aplicada uma vez ao ano, geralmente, em dois domingos consecutivos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão responsável pelo exame.

Os conteúdos cobrados no Enem são aqueles estudados ao longo do ensino médio. Os participantes resolvem 180 questões objetivas, além da redação. As áreas de conhecimento que fazem parte do Enem são: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemáticas. 

Pensando em ajudar os estudantes em todas as etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Brasil Escola conversou diferentes profissionais da educação que destacam dicas para cada fase do Enem. 

Tópicos deste artigo

Dicas de como elaborar um cronograma de estudos para o Enem

O cronograma de estudos é uma ferramenta que pode auxiliar os candidatos do Enem no processo de planejamento para as provas. Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, destaca algumas dicas. A primeira é saber identificar o tempo disponível de estudos diante da realidade do estudante.

É interessante para os participantes conseguirem dimensionar as áreas de conhecimento e disciplinas que possuem mais facilidade e aquelas que têm mais dificuldade de aprendizado. A partir disso, distribuir os conteúdos a serem estudados de forma estratégica, dando prioridade às matérias que não tem domínio, sugere Molina.

Para seguir o cronograma de estudos, é primordial que o estudante mantenha uma rotina. Entenda melhor como fazer um cronograma de estudos para o Enem e acesse um exemplo nesta página

Baixe e estude para o Enem por meio das provas anteriores.

Cronograma de estudos para o Enem
Organização e planejamento são atributos importantes na preparação para o Enem.

Dicas de estudos para o Enem

Quanto às dicas de estudos para o Enem, a realização de simulados é uma sugestão que muitos professores e especialistas reforçam. Madson enfatiza que para o simulado do Enem, é fundamental que os candidatos reproduzam condições adotadas de forma real na prova, como, por exemplo, o tempo de duração da resolução das questões.

Na correção das questões, ao conferir o gabarito, o estudante pode repensar as estratégias de estudo de acordo com o seu desempenho. Dessa forma, ele pode aprimorar o processo de preparação, adotando ações e atividades que possam otimizar o estudo e garantir resultados melhores. 

Saber quais são os assuntos que mais caem no Enem é essencial para os estudantes, garante Madson Molina. Com isso, listar os conteúdos mais recorrentes ajudam os estudantes a organizarem seus estudos, levando em consideração essas temáticas. 

No momento de responder questões das áreas de Matemática e Ciências da Natureza, desenvolva a habilidade de resolver contas à mão, sem o auxílio de calculadoras. O treinamento pode ajudar na hora da prova na resolução de forma rápida e eficaz.

Acesse aqui o Simulado do Enem do Brasil Escola e resolva questões de edições anteriores do exame.  

Dicas para a redação do Enem

A redação é uma das cinco provas que compõem o Enem. Os estudantes tem de escrever um texto de até 30 linhas seguindo o padrão do gênero dissertativo-argumentativo e uma proposta de tema. Os temas da redação do Enem sugerem um debate sobre uma questão social.

Confira, abaixo, cinco dicas destacadas por Julia Ferreira, coordenadora de redação da Plataforma Redação Nota 1000:

  • Estude e compreenda o formato da redação do Enem: é fundamental que os candidatos conheçam e entendam cada uma das cinco competências da redação do Enem. Conheça cada uma em mais detalhes neste artigo. 

  • Estude temas atuais e amplie o repertórico cultural: acessar contéudos da atualidade por meio de debates sociais e noticiários é importante para que o estudante saiba o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Ler diferentes tipos de textos, assistir a filmes e séries são atividades essenciais para que os candidatos enriqueçam o repertório e possam chegar mais preparados para a prova de redação.

  • Aprimore suas habilidades de escrita com consistência: é importante se dedicar para o treinamento da produção textual. Pratique de forma regular e frequente a escrita.

  • Simule o contexto da prova: realize a escrita da redação seguindo o formato e padrão das provas, sem acesso a celular e com tempo limitado. Isso ajuda a criar familiaridade com a realidade do Enem.

  • Revise e reescreva: é de suma importância para o processo de preparação para a prova de redação do Enem, revisar e reescrever. Identifique pontos de melhoria e faça os devidos ajustes. Estude questões que têm dificuldade e corrija seus erros para aperfeiçoar a escrita.

Envie sua redação para o Banco de Redações do Brasil Escola e receba a correção do texto de forma gratuita. 

Estudante fazendo redação para o Enem
Fazer redações simulando o contexto do Enem é uma dica que professores reforçam para se dar bem no exame.

Dicas para o dia das provas do Enem

As provas do Enem acontecem em duas tardes de dois domingos consecutivos. É importante se planejar para os dias do exame para que nenhum imprevisto prejudique na avaliação.

Veja dicas compartilhadas pela Andrea Piloto Gimenes, diretora da Escola Vereda, para auxiliar os estudantes no dia do Enem:

  • Estabeleça uma estratégia de abordagem para a prova: dias antes do exame, reserve um tempo para revisar as áreas de maior dificuldade. Decida como irá distribuir seu tempo entre as áreas de conhecimento.

  • Organize-se e chegue cedo: certifique-se de ter todos os documentos necessários e os materiais permitidos para a prova. Além disso, planeje sua rota com antecedência e chegue ao local de prova com tempo de sobra. Isso evitará contratempos e garantirá que você comece a prova de forma tranquila.

  • Leia as instruções com atenção: Antes de iniciar cada parte da prova, reserve um momento para ler cuidadosamente as instruções. Entender o formato das questões e as orientações específicas é fundamental para evitar erros desnecessários.

  • Gerencie seu tempo com sabedoria: O Enem é uma prova longa e exigente, por isso é essencial gerenciar seu tempo de forma eficaz. Não se detenha por muito tempo em uma única questão. Se encontrar dificuldades, passe para a próxima e retorne mais tarde. Priorize as questões que você sabe responder com mais facilidade e deixe um tempo no final para revisar suas respostas.

  • Mantenha-se positivo e focado: Por último, mas não menos importante, mantenha uma atitude positiva e focada durante toda a prova. Lembre-se de que você é capaz e está preparado para enfrentar esse desafio. Mantenha o foco em suas metas e visualize o sucesso que deseja alcançar.

Dia das provas do Enem
Candidatos em dia de provas do Enem.
Crédito: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil. 

Dicas para a prova de Ciências Humanas

A compreensão das habilidades e competências que são exigidas para o Enem, pode auxiliar os estudantes a ter um melhor desempenho, acredita Francisco Moreira Júnior, professor de História e líder do time pedagógico Amplia.

Veja, abaixo, dicas compartilhadas por Francisco para as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias:

  • Tenha domínio de interpretação textual (verba e não-verbal)

  • Esteja atento a temas da atualidade

  • Tenha capacidade de relacionar informações do passado com as do presente

  • Tenha capacidade de associar conteúdos diversos

  • Compreenda diferentes contextos sociais e econômicos

  • Estude os temas que mais caem nas disciplinas

  • Utilize mapas conceituais e tabelas no estudo de temas que são extensos.

  • Entenda a divisão dos períodos filosóficos e suas características

  • Domine conceitos sociológicos clássicos

Teste seus conhecimentos nas áreas das Ciências Humanas nas listas abaixo:

Caderno de provas azul do Enem
Provas do Enem possuem 180 questões objetivas e uma redação.

Dicas para a prova de Linguagens

Na prova de Linguagens, uma das habilidades mais exigidas é a interpretação textual, em diferentes contextos. Fique por dentro de dicas do professor Thiago Braga, do Sistema de Ensino pH.

  • Entenda os gêneros textuais: saiba identificar as diferentes características dos gêneros, tais como uma resenha, artigo de opinião e poema, por exemplo.

  • Saiba as funções de linguagem: compreenda os conceitos e as aplicações dos diferentes tipos dessas funções. Esse é um tema recorrente no exame.

  • Conheça variações linguísticas: o Brasil é um país de dimensões continentais, e por isso, há uma pluralidade de variações da língua portuguesa por aqui. É interessante ter um conhecimento sobre essas especificidades para o Enem.

Saiba tudo sobre o que cai na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no Enem.

Dicas para a prova de Matemática

Veja, abaixo, cinco dicas do professor de Matemática Paulo Roberto dos Santos, do Fibonacci Sistema de Ensino:

  • Resolva muitas questões ao longo do processo de preparação;

  • Treine e administre o tempo da prova;

  • Escolha questões para gastar mais tempo do que outras por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que garante igualdade das provas do exame;

  • Lembre-se de que a nota do Enem é uma média, e não adianta ir bem em uma área e não se dar bem nas demais;

  • Mantenha a calma durante a prova.

Assista às videoaulas de Matemática do Brasil Escola e entenda diferentes temas e assuntos da disciplina.

Dicas para a prova de Ciências da Natureza

Invista em treinamento e estudo de leitura e interpretação das informações em gráficos, tabelas e ilustrações. Para Renato Casemiro, coordenador de Física do Colégio Rio Branco, essa habilidade é fundamental para a compreensão dos enunciados e na resolução das questões. 

O profissional destaca uma das competências e habilidades exigidas no Enem, que se refere à compreensão de instalação e utilização de aparelhos ou sistemas tecnológicos. Nesse caso, ele cita as leis de Ohm que podem ser cobradas na provas do Enem, mas do ponto de vista qualitativo: qual lâmpada brilha mais ou qual consome mais energia, exemplifica.

Resolva exercícios das disciplinas que compõem a área de Ciências da Natureza: Física, Biologia e Química

Dicas de como usar as notas do Enem

As notas do Enem podem ser utilizadas para estudar em universidades públicas, conseguir bolsas de estudo em particulares ou mesmo poder financiar cursos superiores em instituições privadas.

Dezenas de universidades públicas oferecem vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), um programa do Ministério da Educação (MEC). A partir de 2024, a seleção passou a ser realizada em apenas uma edição, no início do ano. Nas edições anteriores, os estudantes poderiam se inscrever em duas edições, no início e no meio do ano.

Nesse sentido, Átila Zanone, coordenador de conteúdo e professor do Fibonacci, afirma que a mudança pode afetar na concorrência e nas notas de corte dos cursos, já que terá apenas uma edição a cada ano. 

Veja algumas dicas de Zanone para a hora de se inscrever e usar as notas do Enem no SiSU:

  • Pense no curso, na universidade e no campus: analise com calma as opções de graduação e onde são oferecidas.

  • Faça uma lista de opções: tenha em mente diferentes opções, de localidades, cursos e instituições.

  • Esteja aberto a mudar de planos: diante das mudanças nas posições e classificações ao longo dos dias de inscrições do SiSU, esteja preparado para a aprovação na segunda opção de curso. 

  • Fique calmo e otimista

Conheça mais sobre os processos seletivos do MEC:

As notas do Enem também podem ser utilizadas para estudar em Portugal, saiba como aqui.

Artigos de Dicas para o Enem


Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
5 dicas de como estudar para o Enem pelo Instagram
Ferramentas do Instagram, como a #Studygram, podem ajudar na hora de estudar para o Enem. Veja...
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
7 erros que você não pode cometer no Enem
Veja 7 erros que você não pode cometer antes e durante as provas do Enem, como deixar o celular...
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
8 dicas para estudar atualidades para o Enem e Vestibulares
Saiba como estudar atualidades para o Enem e principais vestibulares, como Fuvest e Unicamp. As...
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
A importância da leitura para as questões objetivas do Enem
Como chegar à resposta correta nas questões de múltipla escolha? Quer vencer o desafio?
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
A prova do Enem na teoria
Saiba o que o Inep exige do participante na realização das provas do Enem
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
Como controlar a ansiedade antes do Enem
Com a aproximação do Enem é comum que o estudante fique mais ansioso. Confira dicas para...
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
Como fazer um cronograma de estudos para o Enem
Entenda como elaborar um cronograma de estudos para as provas do Enem. Clique e confira!
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
Como me sair bem no Enem?
Confira dicas importantes para sair bem no Enem, como se preparar e arrasar nas provas do Enem.
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
Como montar um plano de estudos para o Enem
Você, estudante, pode montar planos de estudos para o Enem em sites e aplicativos para celulares....
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
Competências na área de Ciências Naturais e suas Tecnologias exigidas no Enem
Competência é a aquisição do conhecimento necessário para ser apto para enfrentar determinadas...
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
Dicas de como estudar para o Enem
Professor dá dicas de como estudar melhor para as provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino...
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
Enem... Você já se sente preparado?
As provas do Enem são, atualmente, a principal forma de entrada no ensino superior no Brasil.
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
Estudar para o Enem com podcasts
Conheça 10 podcasts para estudar para o Enem e confira dicas de como usar a ferramenta de áudio...
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
Estude com os maiores gênios da humanidade no Enem Lendário Estácio
No Enem Lendário Estácio, os maiores gênios da humanidade ajudarão você a se preparar para as...
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
Exercícios físicos melhoram desempenho de estudantes no Enem
Atividades físicas trazem benefícios físicos e emocionais para quem estuda para o Enem. Confira!
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
O que mais cai no Enem? Confira os temas que mais são cobrados no exame
Conheça os temas de cada disciplina que mais são cobrados no Enem e aproveite para estudá-los....
Estudante negra com material escolar, texto Dicas para o Enem
Saiba como se concentrar nos estudos para o Enem
Confira dicas para manter a concentração durante os estudos para o Enem e vestibulares.